Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

AÇOUGUES ANGELICA Leia Mais »

ERICA Leia Mais »

fundação Jose silveira Leia Mais »

JORNALISMO LEVADO A SERIO Leia Mais »

JOÃO GUILHERME MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Leia Mais »

CIDADE JARDIM

Leia Mais »

POÇÕES- CELL Leia Mais »

Santa Casa de Misericórdia de Poções possui serviço pioneiro de Saúde Mental na região Desde que foi inaugurado, em maio, o serviço já atendeu 53 pacientes

Share Button

Foto: Reprodução[FONTE TRIBUNA DA BAHIA]

O serviço funciona como unidade para assistência e controle de crises de emergência a pacientes em surto
O serviço funciona como unidade para assistência e controle de crises de emergência a pacientes em surto

Hoje (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. No cenário geral vivenciado no Estado de desmobilização das unidades de Saúde Mental, a Santa Casa de Misericórdia da Cidade de Poções apresenta um atendimento exclusivo na região.

Inaugurado em maio desse ano, o serviço de Saúde Mental vem se tornando referência para famílias e pacientes que precisam de assistência através do SUS.

O serviço funciona como unidade para assistência e controle de crises de emergência a pacientes em surto.

A coordenadora do setor, a psicóloga Diane Moreira Silva, explica que são considerados surtos as crises agudas voltadas de pacientes psicóticos, esquizofrênicos, depressivos ou dependentes químicos.

Normalmente essas pessoas são trazidas pelos próprios familiares, ou rreferenciadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), ela UPA ou pelo Samu, quando detectam o momento de surto.

Na Santa Casa de Poções, 02 leitos são destinados exclusivamente a esses pacientes. O serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos e enfermeiros, médico clínico, assistente social e psicólogo.

Segundo Diane, cerca de 70% dos atendimentos na Santa Casa de Poções são a pessoas com abstinência alcóolica.

“Quando conseguimos controlar o surto, o que procuramos trazer o familiar para perto, porque a família será a base de sustentação desse paciente no momento em que ele for desospitalizado”, explica a psicóloga.

Na região do Sudoeste da Bahia, além do serviço de Saúde Mental implantado na Santa Casa de Misericórdia de Poções, temos o Hospital Psiquiátrico Afrânio Peixoto em Vitória da Conquista que possui uma proposta Estadual em consonância com a Reforma Psiquiátrica de se tornar um Hospital Geral com leitos de psiquiatria.